Economia do Mar

Simpósio Internacional discute Economia Azul 

Evento on-line destacou a importância do turismo náutico e da segurança no mar

 

O II Simpósio Internacional Economia Azul, realizado na última terça-feira (04), em formato on-line e transmitido ao vivo diretamente dos estúdios do Programa Mundo Mar, em Florianópolis (SC-Brasil), teve como tema ‘A Importância do Turismo Náutico, da Cultura Marítima e da Segurança do Mar’ e reuniu um grande grupo de doutores da economia mundial do mar.

 

Da Itália, Cristiana Pagni, presidente do Italian Blue Growth e organizadora do evento Seafuture - convenção de negócios para as tecnologias de uso marítimo - juntamente com Laura Parducci, gerente de Projetos da Câmara de Comércio Rivviere di Liguria e gerente de Projetos da Seafuture, falaram sobre a importância da Economia do Mar para a Itália, um dos berços da náutica mundial. Elas apresentaram a próxima Seafuture, em setembro de 2021, na Itália - uma grande oportunidade de negócios.

 

Da Espanha, o Grand Mestre da Confraria Europeia de Vela, Francisco Quiroga, apresentou a entidade e falou sobre o trabalho de difusão da Cultura Marítima. A Confraria esta sendo considerada à ONU da náutica, principalmente pelo poder intelectual de seus Confrades, advindos de mais de 35 países.

 

Também da Espanha, Manuel Soliño Bermudez, presidente da AGAN - Associação Galega das Atividades Náuticas, trouxe um belíssimo conteúdo voltado à importância do turismo náutico explicando o que pode ser feito para fortalecer ainda mais este setor.

        

Diretamente de Portugal, o almirante chefe do Estado Maior Geral das Forças Armadas do país e professor universitário de Estratégia, Antonio Silva Ribeiro, falou sobre a Segurança Marítima, envolvendo pirataria e os diversos problemas e soluções frente a este complexo tema que afeta os oceanos.

           

Em seguida, o especialista em Economia do Mar Global, Miguel Marques, líder do projeto Global Blue Info, debateu sobre a revolução da cultura marítima provocada pelo turismo, enfatizando ainda que “não há turismo sem segurança” e que a construção deste setor deve ser feita conjuntamente entre ambos os setores.

Dos Brasil, Leandro ‘Mané’ Ferrari, especialista náutico e presidente e um dos fundadores da ACATMAR - Associação Náutica Brasileira, mostrou exemplos mundiais sobre o quanto o turismo náutico pode ser um aliado das demais cadeias produtivas como grande gerador econômico.

O evento teve recorde de inscritos e foi acompanhado durante três horas por 410 pessoas de vários lugares do planeta. 

 

O Simpósio teve como foco os profissionais do trade turístico, dirigentes de entidades representativas, do setor pesqueiro e de portos; entidades representativas da indústria, do comércio e do turismo; gestores públicos, empresários, entidades ligadas à sustentabilidade ambiental e preservação do ecossistema marítimo; professores e acadêmicos e membros da Marinha e das federações de vela e motor, além de atletas, estudantes e amantes do mar.

 

O evento foi mediado pela apresentadora do programa Mundo Mar, Michele Castilho e Mauricio Ventura, ambos diretores da ACATMAR .

A promoção e a realização foi do Programa Mundo Mar do Brasil, correalizado pela ACATMAR e pela Confraria Europeia de Vela. 

Contou com o patrocínio da Schaefer Yachts e apoio da Marainha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Também da revista Ital Planet (Itália), ASSONAUTICA (Lombardia – Itália), 
Associação de Vela e Conservação Ambiental da Ilha De Santa Catarina (AVESAL), e Agência Likes. 

Assista 

Mídia Economia do Mar

Revista Náutica
Revista Náutica

Revista Boat Shopping Intenacional
Revista Boat Shopping Intenacional

Jornal Itália
Jornal Itália

Revista Náutica
Revista Náutica

1/7

Quem foram os Palestrantes 

Economia do Mar - A Importância do turismo náutico, da cultura marítima e da segurança do mar

Francisco Quiroga

 

Espanha

Gran Maestre Cofradía Europea de la Vela. Presidente do Comitê Internacional dos Jogos do Atlântico. Presidente do Comitê Organizador da Regata Discovery Race.

Ex Presidente da Federação Galega de Vela. Arquiteto Naval e projetista de veleiros.

Leandro Ferrari Lobo - Mané Ferrari

 

Brasil

Presidente da ACATMAR - Associação Náutica Brasileira.

Jornalista, Gestor em Turismo. Confrade Confradia Europea de la Vela.

Miguel Marques
Portugal
Especialista Internacional em Economia do Mar, Líder do Projeto Global Blue
Info e membro do Comité Estratégico da Confradía Europea de la Vela.
Antonio Silva Ribeiro

 

Portugal

Almirante Chefe do Estado-Maior-Geral das Forças Armadas (CEMGFA) de Portugal. Anterior Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA). Escritor e académico especializado nas áreas de Relações Internacionais e Estratégia, Ciência Política e História.

Manuel Soliño Bermudez 

 

Espanha

Presidente de AGAN  Asociación Galena Actividades Náuticas

Cristiana Pagni

 

Itália

Presidente Consorzio Tecnomar/ Presidente IBG